Desporto

Marcelo e a medalha de Telma

Que seja "a primeiro de muitas".

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a judoca Telma Monteiro pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, manifestando o desejo de que esta seja apenas “a primeira de muitas” no Rio 2016.

“Em meu nome pessoal e em nome de todos os portugueses, muitos parabéns pela conquista da medalha de bronze! A tua conquista enche-nos a todos de orgulho!”, escreveu, em mensagem dirigida a Telma Monteiro.

O Presidente da República manifestou o desejo de que a medalha de Telma Monteiro “seja a primeira de muitas e uma fonte de inspiração e motivação para os compatriotas em competição!”.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha manifestado perante os jornalistas, em Recife, onde prossegue uma visita de seis dias, a alegria pela conquista, esperando que seja o começo de outros sucessos.

"Deixem-me aproveitar a ocasião para dizer da alegria da primeira medalha olímpica portuguesa. Essa medalha olímpica de bronze, espero que seja o começo de outros sucessos, já que este ocorre no começo das Olimpíadas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Telma Monteiro conquistou o bronze na categoria de -57 kg ao bater a romena Corina Caprioriu por yuko, selando a 24.ª medalha do desporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de cinco medalhas em mundiais e 11 em europeus, a judoca do Benfica arrebatou, finalmente, o ‘metal’ olímpico, depois do 12.º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52 kg, e do 17.º em Londres2012.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado, terceiro em -81kg em Sydney2000.