A ministra discreta que estudou na Alemanha

Constança Urbano de Sousa é próxima do primeiro- -ministro. Trabalhou com Costa no governo de Sócrates

O pivô de uma televisão de notícias queria anunciar uma entrevista com a ministra da Administração Interna, mas engasgou-se na altura de dizer o nome da governante.

“Daqui pouco uma entrevista com Constança… Constança Cunha e Sá.” Não admira o esquecimento. Constança Urbano de Sousa é das ministras mais discretas e só os incêndios a fizeram saltar para a ribalta. 

“É uma pessoa discreta.”, diz ao i um socialista, que elogia sobretudo “a competência do ponto de vista técnico” da ministra. Não é fácil encontrar socialistas que conheçam bem Constança Urbano de Sousa. A entrada para o governo e para a comissão política nacional do PS deve-se à ligação que tem com o primeiro-ministro. Foi assessora jurídica de António Costa quando o agora chefe do governo era ministro da Administração Interna, no primeiro executivo liderado por José Sócrates. Dez anos depois, Costa foi buscá-la para ministra. 

Uma ministra acessível
Os mais próximos garantem que é tão acessível como exigente. Paulo Rodrigues, presidente do maior sindicato da PSP, confirma: “Tem uma relação muito próxima. Houve ministros com quem era muito difícil falar. [Constança Urbano de Sousa] consegue criar uma certa empatia nas reuniões, é determinada e pragmática. Consegue ser flexível e ouvir as nossas propostas. Isso é bom.” 

Professora dos polícias 
Os problemas das polícias não são uma novidade para a ministra. Antes de chegar ao governo, Constança Urbano de Sousa deu aulas no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Era também professora associada de Direito da União Europeia e diretora do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa.

Nasceu em Coimbra – é filha do ex-provedor de Justiça Alfredo José de Sousa – e foi na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que se licenciou. O resto dos estudos, optou por fazê-los na Alemanha. É doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Saarland e pós-graduada em Direito Europeu pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade de Saarland.

Os cargos que desempenhou apontam para um perfil mais técnico do que político. “Não me lembro de ter ouvido uma intervenção da Constança em reuniões do partido”, diz um dirigente do PS. Constança Urbano de Sousa é especialista em Segurança e Justiça da União Europeia, imigração e direito de asilo. Foi coordenadora da Unidade Justiça e Assuntos Internos da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia e chefiou a delegação nacional ao CEIFA (Comité Estratégico Imigração, Fronteiras e Asilo do Conselho da União Europeia).