Costa diz que calçado é um “setor exemplar”

Feira em Milão

Há 98 empresas portuguesas na feira do calçado de Milão, em Itália. É a maior presença de sempre num evento internacional do setor. Portugal é, este ano, o segundo maior país a marcar presença na MICAM, apenas superado pela Espanha.

António Costa presente nesta feira não poupou elogios ao calçado, que classificou de “setor exemplar” daquilo que é o esforço de “transformação, modernização e inovação” da indústria portuguesa que, não só resistiu às ameaças com que se confrontava, como se procurou reinventar e hoje está a crescer. 

A exportação de calçado envolve oito mil postos de trabalho e traduz-se numa fatura para o país de 500 milhões de euros anuais.

Os dados são do Ministério do Trabalho e mostram que, nesse ano, o setor contava com 34 602 trabalhadores por conta de outrem, número que subiu para 42 249 em 2014. 

Para a associação APICCAPS, desde 2009, as exportações de calçado cresceram mais de 50% para 1,863 mil milhões de euros e que o setor “continua a conquistar quota nos mercados internacionais”, pelo que “é natural” que precise de reforçar os seus quadros de pessoal.