Costa frisou que a Ucrânia é “um Estado soberano, democrático, que escolheu a sua liderança política”, que tem sido exercida “com enorme coragem e em circunstâncias absolutamente inimagináveis”.
António Costa anunciou o regresso às aulas quando ainda era primeiro-ministro em gestão e mesmo antes de entregar as chaves de S. Bento a Luís Montenegro.
A consciência de que as investigações podem ter impactos políticos “não deve restringir o Ministério Público de atuar”.
António Costa, ex-primeiro-ministro de Portugal, foi recebido no palácio da Moncloa, em Madrid, a sede do governo espanhol.
O Presidente da China reconhece a importância do desenvolvimento das relações China-UE e diz estar pronto para trabalhar com Costa.
Num texto de opinião, publicado no jornal Público, o antigo ministro da Cultura admite que existe uma intenção de aumentar o controlo político sobre o sistema judicial, algo que é uma “emenda pior do que o soneto”.
O encontro, que está marcado para as 13h00, é o primeiro entre os dois líderes desde a eleição de António Costa para a presidência do Conselho Europeu.
António Costa é o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu
Português será presidente do Conselho Europeu e estónia chefe da diplomacia europeia.
O Conselho Europeu chegou a acordo quanto aos altos cargos da União durante o jantar informal. Costa será presidente do Conselho, Von der Leyen ainda terá de obter maioria no Parlamento Europeu.
“Conselho Europeu ficará em boas mãos”, considera o chefe de Estado.
Von der Leyen foi reconduzida como líder da Comissão Europeia.
Líder socialista prevê que favoritismo de Costa seja confirmado na cimeira do Conselho Europeu.
“Não é só por ser português, é pelas suas próprias características”, afirmou Montenegro.
No final da votação, o deputado do Chega Filipe Melo anunciou que o partido vai avançar com um requerimento potestativo para forçar a audição dos dois ex-governantes
Chefes de Governo e de Estado da UE chegaram a acordo.
De acordo com a imprensa, a alemã Ursula von der Leyen deverá presidir a Comissão Europeia e a estoniana Kaja Kallas deve liderar o serviço de política externa da comunidade.
A reunião informal do Conselho Europeu terminou sem acordo. Ainda assim, e mesmo com proposta ousada do PPE, Costa parece certo. Von der Leyen continua a reunir apoios