Cientistas preocupados com leoas ‘transexuais’

Uma delas ruge e tenta acasalar com outras fêmeas

Existem cinco leoas ‘transexuais’ na reserva de Moremi, no Botswana. E por transexuais queremos dizer que possuem jubas fartas, por másculo e comportamentos relacionados como os machos.

A descoberta foi feita em 2010, quando o guia de safaris fotográficos Grant Atkinson descrevia aos turistas dois jovens leões que por ali passeavam. Foi nessa altura que uma das pessoas presentes na excursão alertou para o facto de se tratarem de fêmeas. Grant observou os animais e concluiu que o turista tinha razão.

Segundo o African Journal of Ecology, existem cinco leoas naquele local que parecem leões: marcam território como os machos e uma delas chega mesmo a rugir e a montar as outras fêmeas.

Três anos antes, o especialista da Sociedade Zoológica de Londres, Simon Dures, tinha chegado há mesma conclusão, depois de ter capturado uma das leoas, com recurso a tranquilizantes, e ter observado os seus órgãos genitais. O especialista afirmou que este animais não são hermafroditas e possuem os órgãos femininos, mas com maiores proporções que o normal.

A revista New Scientist refere que por detrás deste fenómeno pode estar uma produção exagerada de testosterona, que muitas vezes advém de problemas nos ovários.