Taça. Da beira-ria à beira-serra, com o verde Minho à espreita

O sorteio da 3ª eliminatória ditou que o FC Porto vá à Gafanha da Nazaré, o Benfica suba até Sintra e o Sporting visite o Famalicão, velho conhecido da I Divisão – jogos marcados para 16 de Outubro.

Taça. Da beira-ria à beira-serra, com o verde Minho à espreita

Festa maior, se me dão licença, na Gafanha da Nazaré, ali à beirinha da ria, a espreitar a Barra e o farol do outro lado, com a visita do FC_Porto para a 3ª eliminatória da_Taça de Portugal. Líder da Série D do Campeonato de Portugal, o Gafanha não tem muitas oportunidades como esta de viver o futebol dos grandes, se bem que o mesmo acontece com os sintrenses do 1º de Dezembro (penúltimo classificado da Série G), anfitriões do Benfica, embora geograficamente mais próximos dos campos onde esse futebol se desenrola. Quanto ao Famalicão, que recebe o Sporting, trata-se mais de um relembrar saudoso do tempo em que andava pela I Divisão.

Já se sabia, antes do sorteio de ontem, que equipas primodivisionárias não se defrontariam por agora. Fica lá mais para diante. Mas há, aqui e ali – Académica-Belenenses e Oriental-Barreirense – um cheirinho a velhos clássicos que entusiasmavam a malta do_Calhabé e da Azinhaga dos Alfinetes. É assim mesmo a_Taça – calcorre o país de lés a lés com jogos curiosos de desfechos imprevistos. Chamam-lhes os «Tomba Gigantes». Veremos quem se candidata a sê-lo numa fase em que, convenhamos, os «Três Grandes» ficam com tarefas bem facilitadas e a merecer choques profundos no caso de não somarem vitórias. Deixe-se, portanto, a surpresa tomar conta de outras disputas, se é que o futebol está pelos ajustes.

Prémios. Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol, revelou os valores dos prémios e transmissões televisivas para esta edição da prova. Ficou a saber-se que o vencedor receberá a quantia de 300 mil euros e que o finalista vencido terá direito a metade dessa verba. Acrescentem-se mais 300 mil euros de direitos televisivos. Nesta 3ª eliminatória, cada clube recebe um prémio de 4 mil euros a que se somarão 50 mil euros de transmissões. Quanto á eliminatória anterior, a FPF distribuiu um bolo de 276 mil euros pelos clubes que nela estiveram presentes.