Presidente da ANTRAL. “Na Uber há assassinatos. Nos taxistas, que eu saiba, não…”

Está no negócio dos táxis há 47 anos e defende que só há meia dúzia de arruaceiros que põem em causa a classe.

Florêncio Almeida começou a trabalhar num táxi aos 26 anos, tem 73. Na década de 70, a mulher dava almoço todas as terças-feiras aos meninos que dormiam na rua e arranjavam clientes aos taxistas. Apela ao fim da violência, ao consenso e à “igualdade perante a lei”. Sente-se traído pelo poder político, que acusa de ter interesses. 

Recentemente foi noticiado que teria dito “porrada não vai faltar” sobre a reação dos taxistas à legalização de plataformas como a Uber e a Cabify. Apela à violência como resposta?

Não. Sempre fui contra a violência. Não é assim que resolvemos problema algum. É com diálogo, que é o que não tem havido. Diálogo e lealdade.

Lealdade?

Lealdade entre instituições, que deviam ter tomado uma posição mais correta, e as plataformas. Nós somos a favor da concorrência, não da deslealdade. 

Quem faltou mais a essa lealdade?

As plataformas privadas e as entidades. Não é possível, numa democracia e num Estado de direito, as multinacionais entrarem por aqui como se não existisse nada antes. Eles é que impuseram as suas regras contra aquilo que é legal.

A Uber nunca tentou conversar convosco?

Nunca.

E estaria aberto a esse diálogo?

Naturalmente. Tudo o que é negociação e alteração da lei tem de ter diálogo. Se ele nunca existiu, torna-se uma imposição.

Esta nova legislação é uma imposição?

Claro. 

Sente que o poder político também faltou a essa “lealdade”?

Isso é mais que evidente, é público. Quando o setor é ouvido na Sexta Comissão de Economia e quem a preside nem está presente nem se faz representar por um elemento do seu grupo parlamentar…

A quem se refere concretamente?

Ao senhor dr. Hélder Amaral.

E ele não falou consigo?

Não. Só numa reunião anterior.

E?

Disse que se estava “marimbando para os táxis”, que viajava na Uber e continuaria a viajar porque queria transporte “limpo e um motorista que soubesse conversar”. Quando um elemento de uma comissão parlamentar diz isto, alguma coisa se passa… 

Mas esse preconceito do sr. deputado não é às vezes justificado?

Há dois anos estávamos em sexto lugar no ranking da União Europeia. Não podemos ser assim tão maus… O preconceito vem muito do que as plataformas espalham nas redes sociais. Era conveniente, naturalmente.

Mas já houve casos de violência…

Em todas as profissões acontecem problemas. Num contexto de uma manifestação com cinco mil carros, o que aconteceu, que não devia ter acontecido, podia ter sido muito pior. Felizmente, não aconteceu. 

E acha que pode acontecer na manifestação de segunda-feira?

Nós somos a maior associação do setor. Representamos cerca de 10 mil e 800 viaturas num universo de 13 mil. E todos sabem que o meu discurso em todas as reuniões é: “Não à violência.” Não dignifica ninguém, pelo contrário. 

Sente que a sociedade está contra os taxistas?

Não toda, já esteve mais. As tecnologias, às vezes, geram mais apoio.

E os táxis não são capazes dessa modernização?

Têm de ser. Ao longo do tempo, temos feito isso. 

Estão a perder a corrida?

Não penso que isso vá acontecer. O táxi tem sempre um papel a desempenhar na sociedade. 

O CDS de Hélder Amaral é que já não parece o partido do táxi…

É notório que esse partido é o partido das plataformas. Quando nem está presente quando a Assembleia recebe as pessoas, está tudo dito…

Acha que têm ligações às plataformas privadas?

É só ler a imprensa para ver os interesses que têm.

E o PS? O presidente da Câmara de Lisboa tem sido um amigo…

O dr. Medina tem sido coerente e tem defendido os táxis de uma forma não muito pública, o que é natural porque pertence ao partido do poder. 

Acha que, se o PS não estivesse no governo, ele defenderia os táxis com mais vigor?

Não diria mais vigor; talvez mais clareza. O que ele faz, faz internamente e bem. Está a apoiar-nos e não fará nada sem que sejamos ouvidos e haja um consenso. Mas gostava de enaltecer o papel da arq.a Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal. 

Também tem sido uma defensora?

Sim. A semana passada fê-lo publicamente, num almoço. Disse que nada seria feito nas costas da Assembleia Municipal e a câmara depende da Assembleia Municipal. 

Ela falava desta nova lei sobre a legalização das plataformas?

Naturalmente. Não se pode passar por cima do passado de uma indústria que serviu tão bem o público nas últimas décadas. Não é possível. Já estão a fazer transportes de roupa para os hotéis, para os restaurantes, para as lavandarias. É impensável. 

O táxi não o pode fazer?

Não. É proibido por lei.

Acha que Helena Roseta vai fazer finca-pé à nova legislação?

Assim o prometeu.

Então está tranquilo?

Não estamos seguros do que possa acontecer, admito. Aquilo de que o governo está à procura é de fazer uma legislação não interferindo com o setor do táxi, criando outro setor. Tal não pode existir se não houver concorrência. Ficamos agarrados a um certificado de 125 horas, eles com 30 horas. Nós pagamos um curso de 450 euros, mais 80 ao IMT, e eles não pagam nada? A escola de condução é que emite o certificado, sem passar nada pelo IMT?

Isso é injusto para os taxistas?

É mais que isso. É inconstitucional. Vão transportar público como nós, mas com uma legislação independente? O motorista de táxi de cinco em cinco anos faz um curso de renovação.

Perdeu muitos motoristas para a Uber?

Não contabilizamos esses números. Os industriais podem sentir alguma falta de motoristas, mas muitos já estão a regressar.

Porquê?

Não há condições na Uber. São muito exigentes com o motorista. Não há garantia de salário, é a precariedade total. 

Nos táxis são mais bem tratados?

Não tenha dúvidas. Um empresário que tenha um ou dois táxis está presente, dá a cara. Estas plataformas não têm rosto. Não há escrutínio nem responsabilização. Quando eles entrarem noutras profissões, a mentalidade vai mudar. 

Há quantos anos está na atividade?

Quarenta e sete anos. Há 21 na Antral. Entrei num táxi para trabalhar pela primeira vez em 1970.

E algum familiar trabalha consigo?

Só o meu genro. 

Há uma crítica sobre a venda de licenças depois da emissão, a preços exorbitantes. Aí não se vê qualquer fiscalização…

Oiça, isso é como qualquer negócio. É o mercado. Eu abro um restaurante, invisto 50 mil e, passado uns tempos, vendo por 100 mil. 

Então acha-o legítimo?

Acho. Não é proibido, pelo contrário.

E o sr. Florêncio nunca esteve envolvido em transportes privados, como o tuk-tuk?

Não. E se estivesse, dizia-o abertamente. Os tuk-tuks são legais e são uma animação turística. 

Então não é contra o tuk-tuk?

Sou, naturalmente, eles vieram fazer alguma mossa nos táxis. Mas não podemos fechar-nos a tudo. O turismo tem de ser servido, mas não posso aceitar que um tuk-tuk circule na Ponte 25 de Abril! Isso é uma questão de segurança. 

Há pouco falava do serviço dos táxis à sociedade. Quer especificar?

Continuam a prestar esse serviço. A qualquer hora nós prestamos um serviço público; somos até obrigados a isso!

E os passageiros verem as suas viagens recusadas quando o destino é demasiado curto?

Não podemos fechar os olhos a esses maus profissionais. Não dignificam a atividade.

São corrigidos?

O problema é que a ANTRAL não tem poder legislativo nem punitivo. Não somos um tribunal mas, se a lei for cumprida, esses maus empregados são prejudicados. 

Mas presumo que não queira ter maus empregados. 

Exato. Quando eles forem levados a tribunal, espero que sejam punidos severamente. Se a justiça funcionar, esses maus profissionais não têm lugar na nossa classe.

E esses maus profissionais não poderão causar distúrbios na manifestação de segunda-feira?

Vou fazer uma coisa que nunca fiz. Vou reunir-me com eles antes da manifestação e dizer-lhes que não há violência ou não contam comigo. Temos de nos unir para defender o sustento das nossas famílias, mostrando ao público que somos pessoas de bem e estamos a defender civicamente os nossos direitos. Tenho 73 anos, um cadastro limpo, uma consciência tranquila. Dei um exemplo aos meus filhos e estou a dar aos meus quatro netos. A maioria dos taxistas também são homens sérios, chefes de família, com nada que se possa apontar. Há é meia dúzia de arruaceiros que enxovalham a classe. 

Acha que também há arruaceiros na Uber?

Veja a página “Uber Crime”. Estão lá datas e pessoas. Até há assassinatos e, que eu saiba, nos taxistas ninguém matou ninguém. Toda a gente diz mal do Goldman Sachs e esquecem-se que esse banco investiu mais de 1,6 mil milhões de dólares na Uber. 

Porque acha que o governo quer legalizar essas plataformas?

Há muitos interesses. A pressa com que estão para legislar não é responsável. Talvez pensem que não vão ficar lá muito tempo. (risos)

O governo anterior portou-se melhor?

Não… A Morais Leitão é que defende a Uber e o último ministro dos Transportes [do governo de 14 dias de Passos Coelho] era associado dessa empresa… Não é preciso ser muito inteligente para entender… Duas horas depois da nomeação tiraram logo essa informação da internet. Não era coincidência nenhuma, era promiscuidade. Quem quiser desregular um setor é um irresponsável. Depois íamos cobrar o que quiséssemos? Quando fizeram isso na Holanda, dez anos depois, voltaram atrás. O público fica indefeso. Se eu comprar uns autocarros, acha que me deixam fazer o trabalho da Carris? Têm 17 administradores e, quando mandaram os trabalhadores embora, os 17 ficaram todos… 

E aqui não funciona assim?

Não. Somos eleitos, o sócio é que vota. Não há compadrios. É tudo declarado, quanto entra e quanto sai.

Acha que foi importante ter trabalhado no táxi para o seu crescimento como homem?

Foi. Tive muitas atividades, ainda hoje tenho, tenho clínicas, oficinas, tornei–me um empresário que dá emprego a mais de 60 pessoas. Foi tudo feito com trabalho árduo desde o momento em que entrei no táxi. Foi um irmão que me emprestou o dinheiro para comprar o primeiro carro. Depois do 25 de Abril. Não sou rico, vou vivendo. 

Dia 14 é inaugurado mais um projeto da Fundação Antral…

É verdade. Abracei o projeto há dez anos. Vou recandidatar-me à presidência da ANTRAL para levar esse projeto a bom porto. Começaram a aparecer pessoas sem família, só com um táxi, a pedir um sítio para partirem com dignidade. E é daí que surge a fundação. O primeiro centro de dia começa a ser construído este ano. O terreno foi dado pelo dr. Pedro Santana Lopes. Depois de sair, espero ficar sempre ligado à fundação. Costumo dizer que Jesus Cristo foi o gajo mais porreiro que cá apareceu e crucificaram-no, mas eu não deixo de ser assim.