Câmara de Lisboa homenageia Mariano Gago

A câmara de Lisboa vai inaugurar um largo junto ao Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, com o nome de José Mariano Gago, ex-ministro da Ciência e do Ensino Superior, que morreu no ano passado. 

Para a autarquia, Mariano Gago que foi também professor universitário e cientista, foi "um dos grandes impulsionadores do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal".

Em comunicado, a Câmara de Lisboa lembra que Mariano Gago “promoveu estudos científicos e tecnológicos no nosso país e participou ativamente na sua divulgação, tendo sido responsável pela criação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica".

O largo que vai receber o nome de Mariano Gago fica junto ao Pavilhão do Conhecimento onde está a sede da rede de Centros Ciência Viva, que foi lançado pela ex-ministro em 1998. "Um dos exemplos maiores da sua atividade pública e da sua luta pela educação e pela participação cidadã", assinala a autarquia presidida por Fernando Medina.

A cerimónia, que vai decorrer no Dia Nacional da Cultura Científica, está agendada para o meio dia de amanhã econta com a presença do presidente da autarquia, Fernando Medina, e da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.