A vitória da América rural

Os Verdes pediram a recontagem dos votos no Michigan, onde Trump venceu somando 16 votos à sua conta final. Ao todo, conseguiu 306 electoral votes, cerca de 57%, contra 43% de Hillary Clinton, que apenas angariou 232 dos electoral votes em disputa.

Dois apontamentos: 

  1. O pedido de recontagem dos votos é legítimo.

Porém, não deixa de ser curioso ser o partido com menos votos a promover uma acção que, até agora, não foi publicamente fundamentada com factos.

Para além disso, quando Donald Trump, nas vestes de candidato, deixou em aberto a possibilidade de não aceitar o resultado das eleições, se houvesse indícios de fraude, os críticos apontaram-lhe o dedo. Afinal, está a passar-se exactamente o contrário: são os seus adversários que não aceitam o resultado… e não se ouvem críticas.

2.Esta vitória pertence à América Rural.

Hillary pode ter conseguido captar mais votos em absoluto, mas o sistema eleitoral americano está desenhado para proteger a representatividade de todos os EUA (um país do tamanho de um continente).

Assim se evita que apenas 4 ou 5 cidades ‘cosmopolitas’ tenham as zonas rurais prisioneiras. A população de Miami, Los Angeles, São Francisco e da cidade de Nova Iorque seria virtualmente suficiente para decidir todas as eleições.

O sistema actual obriga, pois, a que os Presidentes olhem para todo o país e não apenas para estes pontos de alta densidade populacional.

Trump vence com as regras do jogo – e estas são lógicas.

 

Opinião de Carlos Martins