Eurogrupo suspende alívio da dívida grega

O Eurogrupo decidiu suspender a aplicação das medidas para um alívio da dívida grega a curto prazo em desacordo com uma decisão do governo helénico.

"As instituições concluíram que as acções do governo grego parecem não estar em linha com os nossos acordos", referiu um porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. Neste momento "não há unanimidade [no bloco do euro] para implementar medidas de curto prazo [de alívio da] dívida”, diz o responsável citado pela agência AFP. As medidas serão reavaliadas em janeiro.

As medidas tinham sido acordadas no início de dezembro, mas os ministros das Finanças dos países da moeda única terão sido surpreendidos pela decisão de Atenas de restituir aos 1,6 milhões de pensionistas que recebem menos de 850 euros por mês o pagamento do 13º mês.

O governo de Alexis Tsipras anunciou também que iria adiar o aumento do IVA nas ilhas mais afetadas pela crise dos refugiados. Em conjunto as medidas custam 617 milhões de euros.

A dívida grega totaliza 315 mil milhões de euros, montante que representa 180% do PIB da Gécia que tem 87 mil milhões de euros de ajuda externa.