Metade dos concelhos com média negativa no básico

Em 2016, metade dos 308 concelhos teve uma média negativa nos exames do 3.º ciclo. Ou seja, a média das notas nos exames de Português e Matemática dos alunos do 9.º ano, destes concelhos, não ultrapassou os 50% (numa escala de 0 a 100%).

O concelho com a média mais baixa foi registado em Mesão Frio, com 32,81 valores, havendo 11 concelhos com médias abaixo dos 40 valores. No reverso, a média mais alta do 3.º ciclo foi registada no concelho de Arruda dos Vinhos com 65,67 valores. Este foi, aliás, um dos dois concelhos que a nível nacional ultrapassou a barreira dos 60 valores de média nos exames. O outro concelho foi Figueiró dos Vinhos.

No secundário o cenário não é tão negro. Em 274 concelhos com escolas secundárias (que preenchem os critérios do ranking do B.I.) houve 88 concelhos (32%) que ficaram com média negativa. Tal como aconteceu no básico, foi também o concelho de Arruda dos Vinhos que registou a média mais alta nos exames nacionais com 12,26 valores. Houve apenas mais dois concelhos (Caldas da Rainha e Sátão) que ultrapassaram os 12 valores de média. Com  a média mais baixa dos exames no secundário ficou o concelho de Pampilhosa da Serra (6,55 valores) seguido de Mogadouro.

Entre as cinco escolas públicas que ficaram mais bem classificadas no ranking do B.I. – a Filipa de Lencastre e a Secundária do Restelo – há duas no concelho de Lisboa onde a média dos exames nacionais foi de 11,85 valores. Neste caso, as duas escolas, que têm menos de 10% de alunos do secundário com dificuldades económicas, ultrapassaram a média do concelho, com 12,7 e 12,4, respetivamente.

Também no concelho do Porto, onde há mais duas escolas públicas com as melhores médias – a Garcia de Orta e a Clara de Resende – a média do concelho de 11, 75 valores foi ultrapassada por estas duas escolas.