Portugueses produzem mais lixo mas reciclam mais

No ano passado, cada português produziu mais 11 quilos do que em 2014

Cada português produziu 464 quilos de lixo em 2015 e, no total, esse número chega às 4,8 milhões de toneladas. Este é um resultado que representa mais 11 quilogramas do total apurado em 2014.

Por outro lado, os números divulgados nas Estatísticas do Ambiente 2015 do Instituto Nacional de Estatística, mostram também que os resíduos direcionados para reutilização e reciclagem atingiram 36%, o que representa um aumento acumulado de 15% desde 2011. Segundo o relatório, este aumento pode ser justificado essencialmente pela entrada em funcionamento de novas instalações de Tratamento Mecânico (TM) e de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB), mas também como resultado do crescimento da recolha seletiva e pela melhoria de eficiência e otimização da operação das instalações de triagem.

Quanto às indústrias, o lixo produzido por este setor diminuiu, ficando-se atualmente pelos 8,2 milhões de toneladas de resíduos, menos 1,6 milhões do que em 2014. "De referir, contudo, que a representatividade dos resíduos perigosos aumentou fixando-se em 6,4% do total, o máximo do período em análise", realça o INE.