Almaraz. Ministro do Ambiente apresenta queixa em Bruxelas contra Espanha

Governo espanhol avança com construção de armazém de resíduos em Almaraz

Mesmo contra as indicações dadas por Portugal, o governo espanhol vai avançar com a construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz, a cerca de 100 quilómetros da fronteira.

O ministro do ambiente admite ter recebido a notícia com "enorme surpresa"  e, em jeito de reação, garante que Portugal vai apresentar queixa formal em Bruxelas contra Espanha. "O princípio da legalidade não foi cumprido", acrescenta Matos Fernandes. Isto porque Espanha tomou a decisão sem fazer estudos sobre o impacto ambiental, algo a que as leis comunitárias obrigam, e não deu conhecimento a Portugal de que ia avançar com o projeto.

Em comunicado, a associação ambientalista Zero considera que a decisão é “prepotente e ilegal” e que Espanha incorreu em falta ao “não avaliar os impactes transfronteiriços". Para a Associação Sistema Terrestre Sustentável, a autorização de Madrid à construção de um armazém para resíduos nucleares em Almaraz é “um problema político grave” que “só pode ser ultrapassado” pelos primeiros-ministros de Portugal e Espanha.