Obesidade dos pais afeta o desenvolvimento dos filhos

As crianças com pais obesos apresentam um maior risco no que toca ao seu desenvolvimento.

De acordo com um estudo publicado na revista “Pediatrics”, as crianças que têm pais obesos apresentam um risco maior de terem problemas no seu desenvolvimento. Os investigadores do Instituto Nacional de Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano Eunice Shriver, nos Estados Unidos, concluíram que as crianças de mãe obesas têm mais probabilidade de falharem em testes de motricidade fina e as que têm pais obesos têm uma maior propensão a desenvolverem problemas ao nível das competências sociais. No caso de ambos serem obesos as crianças mais rapidamente falham em testes de avaliação de capacidade de resolução de problemas.

Para que este estudo pudesse ser realizado, os investigadores recolheram dados do estudo “Upstate KIDS”, que foi feito para determinar se os tratamentos de fertilidade poderiam afetar o desenvolvimento infantil.

De maneira a avaliar o desenvolvimento das crianças, os pais tiveram de preencher o questionário “Idades e Fases”, após realizarem atividades com os filhos. O questionário serve para identificar potenciais problemas, permitindo que as crianças sejam encaminhadas para testes adicionais.

As crianças foram avaliadas aos quatro meses de idade e mais seis vezes até aos três anos. No início do estudo, as mães forneceram informações sobre o peso antes e após a gravidez, assim como o peso dos seus companheiros.

O estudo apurou que, em comparação com as crianças que têm mães com um peso saudável e com as que têm mães obesas, as segundas tinham um risco de 70 por cento de falharem nos testes de motricidade fina. As crianças de pais obesos tinham 75 por cento de probabilidades de serem mais propensas a falharem nos testes de avaliaçãoo das competências sociais e, por fim, as crianças que têm os dois pais obesos, têm cerca de três vezes mais propensão a falharem em testes de avaliação de resolução de problemas.

No entanto, apesar de ainda não se saber ao certo por que razão a obesidade por parte dos pais aumenta o risco das crianças terem atrasos no desenvolvimento, alguns estudos realizados em animais indicam que a obesidade durante a gravidez por promover a inflamação e afetar o cérebro do feto. Por outro lado, outros estudos indicam que a obesidade pode afetar a expressão de genes nos espermatozoides.