GNR aponta arma à cabeça de superior

Um militar apontou uma arma à cabeça do seu superior por ficar insatisfeito ao saber que não iria ter direito às mesmas folgas extras dadas aos seus colegas,

Um guarda principal colocado no posto da GNR de Aljustrel apontou uma arma de serviço à cabeça de um superior.

O seu ato terá sido motivado por uma discussão relacionada com folgas a que o militar considerava ter direito. O guarda acabou detido e presente ao Ministério Público, mesmo sem ter havido qualquer disparo.

O GNR não chegou a ser presente a tribunal porque o processo baixou a inquérito, mas foi imediatamente transferido de posto, ficando indiciado por insubordinação.

O incidente ocorreu na sexta-feira à tarde mas já teve origem antes do Natal. De acordo com o Correio da Manhã, o guarda Gamito e a sua mulher – também ela militar colocada no mesmo posto – trabalharam no dia de Natal e folgaram na noite da passagem de ano. Ambos meteram baixa entre as duas datas de forma a ficarem uma semana em casa.

Já no mês de janeiro, o capitão que comanda o Destacamento Territorial compensou outros militares com mais dois dias de folgas pela dedicação e esforço feito durante o Natal e o Ano Novo, deixando de fora o casal.

Na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, a mulher questionou um sargento-chefe pelos dois dias de folga a que supostamente teria direito, pelo que recebeu a resposta de que já teria tido três dias de folga. De seguida, a militar falou com o seu companheiro e este foi ao posto. Entrou com a arma na mão para falar com o comandante de posto, mas o mesmo não estava, dirigiu-se então à sala do lado onde estava um furriel, a quem apontou diretamente a arma.

Depois de várias ameaças, o guarda foi desarmado por um colega que se apercebeu de toda a situação.

O GNR foi formalmente detido e o caso foi participado ao DIAP de Lisboa que optou por não o levar a tribunal.

Fonte oficial do Comando Geral da GNR confirmou toda a situação ao Correio da Manhã, adiantando que já foi aberto um processo disciplinar interno.