Lobo Xavier: no socialismo “tudo se nacionaliza”

O advogado deu uma aula na Academia da Juventude Popular

Lobo Xavier: no socialismo “tudo se nacionaliza”

Na primeira sessão da Academia da Juventude Popular – a jota do CDS – o convidado de honra foi António Lobo Xavier. O senador democrata-cristão falou sobre a Carta de Princípios do CDS-PP.

A conversa com os jovens cientistas teve como base a contextualização histórica e o relato de episódios marcantes do partido, bem como a explicação detalhada dos pilares que ditaram a matriz ideológica do CDS.

"No socialismo faz parte da ideologia o Estado como centro do modelo de sociedade e, por isso, como tendência, tudo se nacionaliZa ou colectiviza. A democracia cristã não tem um catálogo fechado e rígido de sociedade, que tenha de aplicar tendencialmente sempre que é poder."

"A Democracia Cristã parte do indivíduo, mas tem a plena consciência de que só no plano do Estado se pode conseguir mais justiça social e mais regulação de mercado. Mas as doses certas dependem das circunstâncias históricas concretas. Por isso se diz que é mais facil perceber a democracia cristã a partir da obra concreta de certos políticos, do que a partir de um catálogo aplicável a todas as situações"

A iniciativa contou com a presença de Assunção Cristas, a líder centrista, e as próximas sessões contam com convidados como Diogo Feio, Luís Pedro Mota Soares e Paulo Portas, a quem Cristas sucedeu.