Procura de petróleo com menor crescimento

O crescimento da procura mundial de petróleo vai diminuir de forma gradual nas próximas duas décadas. 

De acordo com o Energy Outlook da BP, o total da procura mundial de energia vai aumentar perto de 30% até 2035 motivada pela “melhoria da prosperidade nos países em desenvolvimento, parcialmente perturbada por ganhos rápidos de eficiência energética”.

Em relação ao petróleo, o estudo indica que “a procura cresce à média de 0,7% ao ano, sendo esperado que vá ficando mais lenta ao longo do período em análises”.

“O mix energético está a mudar, alimentado por melhorias tecnológicas e preocupações ambientais. Mais do que nunca, a indústria precisa de se adaptar às necessidades energéticas em mudança”, argumenta o CEO da BP, Bob Dudley.

Segundo a BP, todo o crescimento da procura de petróleo entre 2015 e 2035 virá dos mercados emergentes, metade deste da China.

Mas o “impacto dos carros eléctricos, a par de outros aspetos da revolução da mobilidade, como os carros autónomos, partilha de carros e de boleias, é um das principais incertezas em redor da perspetiva de longo prazo do petróleo”, diz por seu lado o economista principal da BP, Spencer Dale.

“A hipótese de a fonte mais importante do crescimento da procura de petróleo nos anos 2030 não ser para alimentar carros ou camiões ou aviões, mas sim para ser usado como acrescento de outros produtos, como plásticos ou tecidos, é uma grande mudança em relação ao passado”, acrescentou.

A BP assinala que uma menor taxa de crescimento da procura de petróleo contrasta com a abundância de crude no mundo.