CaixaBank com lucros recorde de 1.047 milhões em 2016

Banco catalão elogiou o trabalho que o BPI fez “durante um período difícil que Portugal atravessou”.

O CaixaBank, o maior acionista do português BPI, registou em 2016 o maior lucro desde 2011 ao apresentar resultados de 1.047 milhões de euros com o BPI a contribuir com 13,5%. Este valor representa um aumento de 28,6 % face ao ano anterior.

Estes lucros foram conseguidos pelo aumento das receitas e pela redução das despesas, informou o banco catalão à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola).

A margem bruta manteve-se estável, nos 7.827 milhões de euros. A margem de exploração alcançou os 3.711 milhões (+15,3 %). As contas foram ainda influenciadas por um menor impacto das despesas extraordinárias em relação a 2015 (-77,7 %) e pela redução das perdas por deterioração de ativos financeiros e outras provisões (-57,5 %).

O resultado antes de impostos foi de 1.538 milhões de euros. Ou seja, disparou 141 % em relação a 2015.

O balanço do negócio bancário e segurador ascendeu a 1.979 milhões de euros, com uma rentabilidade de 10,8%.

Gestão do BPI elogiada

Quando questionado sobre a gestão do BPI, o chairmam do banco catalão garantiu que tem muita confiança na administração liderada por Fernando Urich e elogia o trabalho da equipa "durante um período difícil que Portugal atravessou". Jordi Gual disse também que está convencido que é possível atingir as "sinergias desejadas”

Recorde-se que, o CaixaBank detém 45% do BPI e lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para passar a controlar a maioria do capital do BPI e o no prospeto da operação revela que estão previstas sinergias de 84 milhões de euros por ano, dos quais 45 milhões serão obtidos com a redução de custos com o pessoal.