Banco Popular regista perdas de 3485 milhões em 2016

O banco espanhol explica estas perdas pelo esforço extraordinário na constituição de provisões para limpar o balanço do banco.

O banco Popular registou prejuízos de 3485 milhões de euros em 2016. Trata-se do pior resultado de sempre na história da instituição financeira espanhola.

O banco espanhol explica estas perdas pelo esforço extraordinário na constituição de provisões para limpar o balanço do banco. Estas provisões ultrapassaram os 5600 milhões de euros, em parte para cobrir imparidades com crédito e imóveis.

A verdade é que o banco espanhol tem levado a cabo um plano de reestruturação e isso implicou a passagem do banco Popular Portugal para sucursal de Espanha.  As agências vão continuar a funcionar, mas deixa de existir o Banco Popular como banco e passa a ser apenas uma sucursal da instituição espanhola.

De acordo com o comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o Banco Popular Portugal, S.A. informa que o seu conselho de administração e o do Banco Popular Español, S.A. aprovaram um projeto comum de cisão parcial transfronteiriça intracomunitária do Banco Popular Portugal, S.A., enquanto sociedade cindida, a favor do Banco Popular Español, S.A., enquanto sociedade beneficiária”.