Ministro da Educação vai ao parlamento “com urgência” explicar falta de obras e de funcionários nas escolas

O ministro da Educação vai ao parlamento a uma audição extraordinária para explicar a falta de funcionários e de obras nas escolas públicas.

Ainda não há data marcada para a ida de Tiago Brandão Rodrigues à Assembleia da República mas deverá acontecer dentro das próximas duas semana.  É que o requerimento do PSD que chama o ministro ao Parlamento – aprovado hoje por todos os partidos e com a abstenção do PS – pede que a audição extraordinária seja realizada com “caráter de urgência”, explicou ao i o deputado socia-democrata Amadeu Albergaria.  

De acordo com o requerimento do PSD, Tiago Brandão Rodrigues vai ser questionado sobre os vários constrangimentos que estão a afetar as escolas: a falta de funcionários, a falta de verbas para despesas correntes e a falta de obras e manutenção dos edifícios escolares.

Os sociais-democratas dizem que “todos estes problemas se agravaram com o decorrer do ano letivo sem que até ao momento tenha existido da parte do ministro da Educação uma resolução ou sequer uma estratégia para a resolução efetiva de todos estes problemas”.

No último mês têm sido várias as escolas a encerrar por iniciativa dos alunos pu dos diretores por falta de condições de segurança e de funcionamento dos edifícios.

Na passada sexta-feira decorreu uma greve a nível nacional em protesto contra a falta de funcionários nas escolas. Mais de uma centena de escolas encerrou por causa da greve.