Miopia aumenta e a culpa é da falta de sol

Os especialistas afirmam saber a causa deste problema que tem aumentado cada vez mais

Existem mais de 2,5 milhões portugueses que sofrem de miopia, sendo que nos últimos 12 anos houve um aumento significativo da miopia que passou de 23% para 42%, revela um estudo da Universidade do Minho.

Mais de 54% das pessoas com cerca de 40 anos têm este problema de visão, enquanto que na década de 60, apenas 10% sofriam de miopia.

Os especialistas afirmam saber a causa deste problema que tem aumentado cada vez mais – tempo excessivo a olhar para livros e dispositivos eletrónicos e a carência de passar mais tempo ao ar livre.

Os fatores de risco que se conhecem até agora são "o excesso de trabalho em visão de perto, nomeadamente a ler, ao computador, tablet e telemóvel, e a falta de atividade ao ar livre", disse Jorge Jorge, professor na Escola de Ciência da Universidade do Minho e investigador no laboratório de investigação em optometria clínica e experimental do Centro de Física da UMinho, noticia o Jornal de Notícias.

"Em 2008 um grupo de investigadores australianos verificou que as crianças míopes passam menos tempo em atividades ao ar livre do que as outras crianças. Desde essa data todos os estudos realizados chegaram à mesma conclusão", sublinhou.