CE salienta progressos portugueses

O comissário europeu dos Assuntos Económicos salienta os “progressos muito fortes” da economia portuguesa e lembra que a Comissão Europeia (CE) que a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) está em processo de decisão. 

"Estamos a trabalhar de uma forma muito próxima, construtiva e positiva com as autoridades portuguesas, e quando olho para o desempenho global de Portugal vejo obviamente progressos muito fortes", disse Pierre Moscovici.

O responsável falava na conferência de imprensa de apresentação das previsões económicas de inverno da CE e apontou que "um desempenho económico sólido no segundo semestre de 2016, sobretudo do turismo", melhorou as previsões de crescimento económico de Portugal.

Bruxelas prevê um crescimento de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 e 1,5% em 2018, e aponta para que  "o mercado de trabalho também continua a melhorar a um ritmo firme". A estimativa para a taxa de desemprego é de 9,9% em 2018.

Sobre o défice, que deverá baixar para 2% este ano, Moscovici recorda que “decisões sobre o Procedimento por Défice Excessivo para Portugal [PDE]” serão tomadas “mais para a frente este ano, numa fase mais avançada do semestre europeu".

 As previsões de inverno da CE para um défice em 2016 abaixo dos 2,5% do PIB e as previsões para 2017 e 2018 são compagináveis com uma trajetória sustentável de um défice abaixo do limiar dos 3%, inscrito no Pacto de Estabilidade e Crescimento (2% em 2017 e 2,2% em 2018).

A decisão da CE só será revelada depois de o Eurostat validar os dados de 2016 e das recomendações específicas para os anos seguintes serem conhecidas.