Produção automóvel aumenta mais de 50% em janeiro

O mercado externo continua a ser o principal destino dos automóveis fabricados em Portugal.

A produção de veículos em janeiro aumentou 51,6% para um total de 12.607, segundo os últimos dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A contribuir para esta evolução esteve o aumento de 116,5% da produção de veículos ligeiros de passageiros, e de 86,3% da produção de pesados. Já os comerciais ligeiros contrariaram a tendência e a produção diminuiu 8,2%.

A Autoeuropa lidera a produção de ligeiros de passageiros, tendo a Volkswagen fabricado 7.303 automóveis, em janeiro. A Seat surge em segundo lugar, com 2.232 veículos e, em terceiro, a Peugeot, com 968.

Este crescimento de Janeiro compara com uma quebra de 8,6% registada no acumulado do ano passado. A ACAP revela que "esta ligeira subida vem atenuar o cenário de quebra nos ritmos de produção, registada ao longo de todo o ano de 2016, e remete-nos para valores semelhantes aos de 2015".

O mercado externo continua a ser o principal destino dos automóveis fabricados em Portugal ao ser exportado 96,2% dos veículos. Um aumento face aos 95,3% registados em média em 2016.

"A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal – totalizando 80,4 por cento – com Espanha (17,1%) e Alemanha (15,9%) no topo da lista. Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (14,2% por cento), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis ‘made in Portugal’", adianta a associação