Nem emails nem mensagens. Esquerda nega acesso à correspondência entre Domingues e Centeno

A maioria de esquerda da comissão parlamentar de inquérito à Caixa considera que os documentos em causa – os emails e as mensagens escritas trocadas por Mário Centeno e António Domingues – não fazem parte do objeto de escrutínio da referida comissão 

O CDS já tinha entregue na semana passada um requerimento que pedia o acesso às mensagens e aos emails trocados entre o ministro das finanças Mário Centeno e António Domingues, um pedido que foi hoje secundado pelo PSD. Ao que o SOL sabe, nenhum dos requerimentos foi aprovado na comissão de inquérito à CGD. 

Hoje,  Hugo Soares, coordenador do PSD na comissão de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, tinha anunciado que o PSD iria entregar um pedido para  aceder às trocas de correspondência eletrónica entre o ministro das Finanças e o presidente demissionário da Caixa, António Domingues. 

Na prática, o PSD queria que  Domingues fizesse  – e entregasse – a  transcrição das mensagens que terá trocado com Centeno “apenas e só a propósito daquilo que a alteração ao estatuto do gestor público exclui, designadamente a questão da entrega das declarações de rendimentos, para que possa ficar claro de uma vez por todas a extensão da mentira do doutor Mário Centeno e para percebermos também o envolvimento do primeiro-ministro em toda esta matéria”, disse o deputado à Lusa e à TSF.

Também o CDS tinha submetido um requerimento semelhante, após terem sido divulgados na semana passada, pelo jornal online Eco, emails confirmam um acordo entre Domingues e Centeno para que  os novos administradores da Caixa não declarassem os rendimentos e o património. 

Os pedidos tiveram pouca duração. Hoje, o PS, BE e PCP chumbaram os requerimentos por considerarem que esta matéria não é objeto da comissão de inquérito à recapitalização da CGD.