Crédito ao consumo voltou a atingir máximos no ano passado

Mas representa uma travagem no ritmo de crescimento, já que, em 2015 o aumento da concessão de crédito às famílias foi de quase 23%.

Foram concedidos quase seis mil milhões de euros em crédito aos consumidores no ano passado. Este valor representa um acréscimo de mais de 17,5% do que em 2015. Os dados foram revelados pelo Banco de Portugal.

Feitas as contas, este o valor mais elevado do montante concedido desde que há registo, mas representa uma travagem no ritmo de crescimento, já que, em 2015 o aumento da concessão de crédito às famílias foi de quase 23%.

No entanto, só analisado dezembro, o montante concedido foi 0,8% inferior ao financiamento observado no mês anterior, ainda que tenha sido 16,1% superior ao concedido um ano antes.

A maior parcela desta quantia foi disponibilizada para o financiamento da compra de carro e para créditos sem finalidade específica, lar e consolidados, as duas finalidades que mais suportaram o aumento das quantias emprestadas

A verdade é que a concessão de crédito tem vindo a recuperar, depois de nos anos da crise financeira se ter observado quebras no financiamento da economia.