Direita avança já com nova comissão de inquérito

Marcelo quer encerrar polémica à volta da Caixa, mas PSD insiste em “descobrir a verdade” 

PSD e CDS vão avançar esta semana com o pedido para a criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos. A decisão foi tomada depois de a esquerda recusar o acesso às mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. Ao i, fonte do PSD garante que o requerimento dará entrada no início da semana.

A intenção do PSD, explicou o líder parlamentar, Luís Montenegro, é “ultrapassar o boicote democrático que PS, PCP e BE impuseram no parlamento”. O líder do grupo parlamentar dos sociais-democratas, neste fim-de-semana, acusou o primeiro-ministro de querer “ocultar a verdade” com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda. 

O PSD entende que a comissão de inquérito que já está em funcionamento sobre a Caixa pode continuar em funções. “Não existe nada que impeça. Só não poderia funcionar se tivesse o mesmo objecto”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, insiste na ideia de que a polémica à volta da Caixa “é uma questão encerrada”, mas o PSD garante que não vai desistir de “descobrir a verdade”. O PS, pela voz de Carlos César, já avisou que recusará uma nova comissão que viole a Constituição. “O que for proposto no sentido do apuramento da verdade e que respeite a lei e a Constituição é aceite por nós. Aquilo que conflituar com a Constituição, a lei e os regulamentos da Assembleia não será aceite”, disse o líder do grupo parlamentar do PS. César defendeu que o mais importante é “defender a Caixa” e não “saber de um sms” entre o ministro das Finanças e António Domingues. 

Já o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu ontem, no final da reunião do Comité Central, que é preocupante que “continue este folhetim da Caixa Geral de Depósitos” e recusou “alimentar mais esse folhetim”. O secretário-geral dos comunistas realçou que o mais importante é manter “o controlo público da Caixa Geral de Depósitos” e colocá-la ao serviço da economia, das famílias e das empresas.