Pedro Marques. “As obras na A26 acabam daqui a dez dias”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu que as obras no troço da autoestrada 26, entre Sines e Vila Nova de Santo André, estarão concluídas a 10 de março.

Pedro Marques. “As obras na A26 acabam daqui a dez dias”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu hoje de manhã durante a audição perante a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas que a obra na A26 já entrou na reta final. “Hoje é 1 de março. Daqui a dez dias, estaremos a concluir a obra e a retirar os pinos e obstáculos”, assegurou o ministro.

O troço em causa, de cerca de 15 quilómetros, localiza-se entre o Porto de Sines e Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. Para além do asfalto propriamente dito,a intervenção contemplou também a conclusão das vias alternativas paralelas, a criação de um acesso à  à Zona de Atividades Logísticas (ZAL) de Sines e também acessos pedonais para Vila Nova de Santo André, atravessada pela autoestrada 26.

Inicialmente, a data prevista para o término da obra apontava para o final de janeiro. Em outubro, o ministro tinha revelado que a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária (SPER) tinham chegado a acordo para a conclusão da intervenção.

"O que conseguimos desbloquear neste momento foram as condições de pagamento do ponto de vista do nosso lado e de acordo com a empresa que permitem realizar estas obras", explicou Pedro Marques à data do reinício da obra.