LifeStyle

Conhece a sensação de passar com a unha na ardósia e de raspar com os talheres no prato?

São muito poucas as pessoas que ficam indiferentes ao som de passar com as unhas na ardósia, ou até mesmo ao som de um talher a arranhar o prato.

DR  

Não é comum que as pessoas passem as unhas na ardósia de propósito mas, de vez em quando, dá-se aquela sensação esquisita. Umas arrepiam-se e outras tremem.

Embora esta sensação seja bastante comum, pouco se sabia sobre o que poderia estar na origem desta sensação estranha.

De acordo com o site New Scientist, umas das primeiras conclusões cientificas diz respeito à sensibilidade auditiva. Esta fica mais intensa na presença deste ruído.

Um estudo recentemente realizado por investigadores norte-americanos, espanhóis e alemães, recorre ao termo ‘grima’ para falar desta sensação.  Foram  realizadas cinco investigações distintas sobre o ‘grima’, todas elas focadas na sensação causada, na estimulação auditiva e nos marcadores emocionais.

O que é afinal o ‘grima’? Segundo a investigação trata-se de uma “sensação não prazerosa” e classificada como pior do que a repulsa. É uma emoção distinta, embora tal afirmação ainda precise de mais investigação para ser devidamente fundamentada.

De acordo com a New Scientist, o ‘grima’ é “não é uma reação por reflexo, mas sim uma experiência emocional.
O estudo mostra que é possível controlar esta emoção distinta quando se sabe que o ruído vai acontecer, mas, mesmo assim, os batimentos cardíacos dos participantes mostraram-se alterados quando comparados com outras emoções e sensações.