TAP. Miguel Frasquilho escolhido para ser chairman

Já Diogo Lacerda Machado, amigo de António Costa, fica como vogal

Miguel Frasquilho vai ser o futuro chairman da TAP. O ainda presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) foi o escolhido pelo governo e junta-se a outro nome conhecido que também vai entrar para a administração da transportadora aérea: Diogo Lacerda Machado, amigo de António Costa, também responsável pelas negociações que foram feitas entre os acionistas privados e o governo, que queria a reversão do processo de privatização.

A verdade é que Miguel Frasquilho já tinha dito que não ia continuar à frente da AICEP, mas sempre se recusou a avançar pormenores sobre projetos futuros. 

Já o governo garante que apenas vai comentar nomes quando a equipa estiver completa. 

De acordo com o “ECO”, a ideia do governo era que Diogo Lacerda Machado ficasse na presidência da transportadora, mas esta opção acabou por ser afastada devido ao contexto político. A mesma publicação adianta ainda que terá sido o próprio a admitir que não existiriam condições políticas para assumir o cargo. Assim, o advogado ficará como vogal não executivo. As alterações deverão ficar concluídas assim que terminarem as negociações do processo de renegociação da transportadora aérea. 

A notícia foi dada no dia em que a TAP anunciou ter regressado aos lucros durante 2016: registou resultados líquidos de 34 milhões de euros.