Foram duas horas de filmagem num cruzamento do renovado eixo central em Lisboa. As ciclovias verdes são um dos novos ex-libris da cidade. Rosa Félix, investigadora no Instituto Superior Técnico, contou os ciclistas. Um mês depois da conclusão das obras, durante meses criticadas por empatarem o trânsito, as ciclovias são usadas diariamente por pelo menos 174 ciclistas.
A contagem foi feita nas ciclovias da Av da República e Av Duque d'Ávila (Lisboa) entre as 8h30 e as 10h30 de dia 22 Fevereiro 2017, escreveu Rosa Félix no vídeo publicado no YouTube.
Fernando Medina partilhou o vídeo nas redes sociais e fala de resultados encorajadores. “Mostram como há um crescente número de pessoas a fazer as suas deslocações de bicicleta. Agora, importa arrancar com a expansão de vias para bicicletas nas redondezas, garantindo a capilaridade do sistema, e o arranque ainda este ano do sistema de bicicletas partilhadas”, escreve o autarca.
“Mais pessoas a andar de bicicleta não é positivo apenas para quem assim se desloca. Por cada mil pessoas que trocam o carro pela bicicleta são menos 5 quilómetros de trânsito na cidade. Ganhamos todos. Automobilistas, ciclistas, peões, e utilizadores de transportes públicos”, acrescenta Medina.
Nos comentários da publicação do autarca, alguns utilizadores fazem propostas de melhoria. Ciclovia na Almirante Reis, uma ligação segura entre o Marquês de Pombal e a ciclovia ribeirinha e resolver o facto de as ciclovias na Avenida Fontes Pereira de Melo passar em frente de paragens autocarro são alguns dos pedidos.