É oficial: todas as cantinas públicas terão uma opção vegetariana

A obrigatoriedade de haver uma opção vegetariana na ementa foi aprovada com os votos do PAN, PS, BE e CDU. O PSD e o CDS abstiveram-se.

Escolas, universidades, prisões, lares, hospitais e todos os estabelecimentos públicos do país com cantina terão nos seus menus diários uma opção vegetariana. A proposta, um projeto de lei apresentado pelo PAN há cerca de um ano, foi hoje aprovada no Parlamento e deverá ser publicada em breve em Diário da República.

Para além do PAN também o BE e Os Verdes apresentaram iniciativas no mesmo sentido. A obrigatoriedade de haver uma opção vegetariana na ementa foi aprovada com os votos do PAN, PS, BE e CDU. O PSD e o CDS abstiveram-se.

Esta era uma das propostas do programa eleitoral do PAN. “Depois da discussão e composição com as propostas de outros partidos, é com muito orgulho que vemos a maioria parlamentar a concordar com a liberdade de escolha na alimentação, terminando assim com mais uma discriminação sentida e vivida por uma grande (e cada vez maior!) parte da população portuguesa”, considerou o partido.

A lei deverá entrar em vigor a partir de maio para dar tempo aos organismos para se adaptarem às novas regras. Uma mudança que não implicará, segundo o deputado André Silva, quaisquer custos adicionais.