BCE trava compra de dívida portuguesa

Pelo terceiro mês consecutivo, o Banco Central Europeu (BCE) travou o ritmo de compra de dívida portuguesa.

Em fevereiro o BCE comprou 656 milhões de euros em obrigações do Tesouro de Portugal, montante que compara com os 688 milhões de euros em títulos adquiridos em janeiro, já um mínimo histórico. No total, no final de fevereiro, o BCE detinha 25,95 mil milhões de euros em dívida portuguesa.

O montante compara ainda com a média de 1100 milhões de euros dos últimos meses de 2016 e com a meta de 1400 millhões de euros da chave de capital de Portugal. Desde Junho do ano passado os montantes a caem e em Fevereiro foram quase metade do mesmo mês de 2015.

A redução do ritmo de aquisição de dívida portuguesa – em mercado secundário os juros das obrigações a dez anos estão em 3,961% – significa que há falta de títulos disponíveis para serem adquiridos pela instituição liderada por Mario Draghi.  

Segundo as regras, o BCE não pode deter mais de 33% de uma linha de Obrigações do Tesouro. Como uma parte significativa da dívida portuguesa está nas mãos de credores oficiais, não há títulos suficientes para que o BCE cumpra com a meta da chave de capital.