Bruxelas dá luz verde à injeção de 3,9 mil milhões na Caixa

Abaixo dos 4,1 mil milhões inicialmente previstos.

Bruxelas aprovou a capitalização de 3,9 mil milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos, ou seja, abaixo dos 4,1 mil milhões de euros.

"A Comissão Europeia considerou que os planos de Portugal para reforçar a posição de capital da Caixa Geral de Depósitos (CGD), detida a 100% pelo Estado, em 3,9 mil milhões de euros estão em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais. As medidas são executadas de acordo com as condições de mercado, pelo que não constituem um novo auxílio a favor do banco", salienta.

Este montante é o resultado do aumento de capital de 2,5 mil milhões de euros que agora vai ser alvo, a que se junta o primeiro passo que foi dado no início do ano, com a conversão dos CoCos e a integração da Parcaixa, de 1,4 mil milhões de euros.

A estes 3,9 mil milhões de euros há ainda a acrescentar a participação dos privados com a emissão de obrigações perpétuas. O banco público vai emitir mais 930 milhões de euros de instrumentos de capital core Tier 1 destinados a investidores não relacionados com o Estado português. Também este montante é mais baixo do que os mil  milhões inicialmente estimados.

Perdas menores do que era previsto

Já esta manhã, António Costa tinha revelado que a Comissão Europeia iria aprovar formalmente, esta sexta-feira, o projeto de capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O primeiro-ministro destacou como positivo o facto de após “muitos anos, e de haver muitas dúvidas sobre se a Comissão aprovaria ou não uma capitalização 100% pública da CGD esta aprovação hoje resolve definitivamente essas dúvidas e dá-nos confiança que a questão do malparado fica completamente provisionado”.

A Caixa vai apresentar esta tarde os resultados e tudo indica que deverá anunciar perdas de 1.900 milhões de euros. Ou seja, um valor abaixo dos valores previstos inicialmente no acordo de princípio negociado com Bruxelas e que rondava os três mil milhões de euros.