ERSE dá luz verde ao plano da EDP Distribuição mas propõe corte de 10% no investimento

Em causa está um adiamento de investimento na ordem dos 50 milhões de euros.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deu luz verde ao plano de investimento da EDP Distribuição para os próximos cinco anos. O montante previsto é de 511 milhões de euros, mas propõe uma redução em cerca de 10% para não ter impacto nas tarifas.

"A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) considera que o operador da rede nacional de distribuição de eletricidade deve reformular a proposta no sentido de reduzir o total do investimento proposto em cerca de 10% […] num montante da ordem dos de 50 milhões de euros (a custos primários)”, diz num parecer.

Nesse sentido, a EDP Distribuição deverá adiar “em um ou dois anos a calendarização da entrada em exploração de um conjunto de projetos de investimento que não sejam urgentes”, propõe o regulador da energia como forma de conseguir que não tenha qualquer impacto nos preços finais pagos pelos consumidores na conta da eletricidade.

Este parecer será agora remetido ao governo, a ERSE aponta os investimentos propostos que podem ser adiados, como o aumento da resiliência de linhas aéreas, cujo montante de investimento é de 7,5 milhões de euros, o acesso a novo serviços – com um montante previsto de 34 milhões de euros -, o programa de renovação e reabilitação de ativos de média e alta tensão – orçado em 83 milhões de euros – ou o vetor de investimento ‘outros’, com um investimento de 53 milhões de euros, deixando inalterados os programas de “investimento obrigatório”, “investimento corrente urgente” e “promoção ambiental”.

“Esta redução do investimento em, pelo menos, 50 milhões de euros do total proposto permitirá que a concretização dos projetos previstos na Proposta de Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição de Eletricidade (PDIRD-E 2016) não contribua para o agravamento das tarifas de acesso às redes em cenários mais conservadores de evolução da procura”, defende o regulador da energia.

Entre os 511 milhões de euros de investimento proposto, 280 milhões de euros correspondem a projetos e programas de investimento que já constavam do PDIRD-E 2014, que foi aprovado pelo Governo em 22 de abril de 2015, através da secretaria de Estado da Energia, que abrangia projetos para o período de 2015 a 2019.

A segurança do abastecimento representa um investimento de 104 milhões de euros, isto é, cerca de 20% do total do plano, o que corresponde a uma média anual de 21 milhões de euros, ligeiramente inferior aos 22 milhões de euros de investimento médio verificado no período 2014-2016.