Ministra explica fuga de reclusos de Caxias

Van Dunem admite que “pode haver, pontualmente, dificuldades de articulação”.

A ministra da Justiça garantiu hoje que "não há um problema de segurança nas cadeias portuguesas", mas "pode haver, pontualmente, dificuldades de articulação”.

Francisca Van Dunem foi ouvida no parlamento, a pedido do PSD, sobre a fuga de três reclusos do Estabelecimento Prisional de Caxias. A ministra da Justiça, que pediu para que a audição se realizasse à porta fechada, revelou, em declarações aos jornalistas, que fugiram das prisões, nos últimos quatro anos, 52 reclusos.

Francisca Van Dunem explicou que "essas situações foram adequadamente tratadas, sendo que as capturas foram feitas em tempo útil".

Já o deputado do PSD Fernando Negrão defende que “existe um problema de articulação entre os serviços prisionais e as outras instituições, designadamente órgãos de polícia criminal e tribunais no que respeita à fuga de reclusos dos estabelecimentos prisionais”.

Negrão explicou, no final da audição, que “a ligação entre os serviços prisionais e os tribunais, por exemplo, para emitir mandatos de detenção europeus ou mandatos de detenção internacionais, tem de ser feita com uma maior agilidade. O que não acontece hoje”.