Estudo. Portugueses rendidos a novas formas de poupança

Há cada vez mais portugueses preocupados com o futuro e a necessidade de poupar é uma realidade na vida de muitos.

De acordo com o estudo mais recente do Cetelem, 13% poupam todos os meses. Um número que representa um aumento de 4% em 2016. “Atualmente, metade dos portugueses afirmam poupar regular ou pontualmente, mais do que no ano anterior (36%), ainda que a maior parte (32%) apenas o faça quando sobra dinheiro, existindo ainda 4% que poupam quando recebem o subsídio de Natal/Férias e prémios”, refere o estudo.

Nos truques de poupança, os portugueses vêm nas promoções a melhor estratégia (34%). O uso de cartões de desconto (10%) aparece logo em seguida, com a solução de levar almoço para o trabalho (8%) a terminar o top 3 dos truques usados pelos portugueses. 

“O facto de haver mais pessoas a poupar mensalmente significa que parte do seu orçamento mensal pode ser direcionada para este fim, ao invés de ser utilizada em gastos fixos. De certo modo, o aumento da poupança pode indicar que os portugueses se estão a sentir mais confortáveis financeiramente e conseguem guardar parte do dinheiro que antes era destinado a despesas”, garante Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.

Para este estudo foram realizadas 500 entrevistas por telefone, a indivíduos de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 65 anos.