Rui Hortelão deixa direção da revista “Sábado”

Saída foi comunicada ontem pelo grupo Cofina

Rui Hortelão vai deixar a direção da revista “Sábado”, de que era diretor desde 2013. A saída foi confirmada pela administração da Cofina, que adianta que Hortelão se vai dedicar a outros projetos.

A nova direção da revista ainda não foi anunciada.

Segundo a informação veiculada pelo grupo, Hortelão sai para se dedicar a outros projetos.

No início deste mês, o Sindicato dos Jornalistas denunciou que vários trabalhadores do grupo Cofina têm sido confrontados com propostas de rescisão de contratos.

“O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está profundamente preocupado com as informações que lhe têm chegado através de trabalhadores da Cofina, que, em parte, foi confirmado pela administração do grupo, com a qual voltou a reunir-se recentemente”, lê-se na nota emitida a 6 de março. Em causa estavam propostas de rescisão na revista Sábado, no Correio da Manhã e no Destak.

“Vários jornalistas do grupo Cofina aludiram igualmente a indicações de que a empresa poderá estar à venda, após os resultados de 2016, que, ainda que tenham sofrido uma quebra, representaram um lucro superior a quatro milhões de euros. O cenário de venda não foi referido pelos administradores quando se reuniram com o SJ”, diz ainda o comunicado do Sindicato dos Jornalistas.

Num comunicado sobre os resultados de 2016, a Cofina informa ter registado uma decréscimo de receitas em 0,7% comparando com o ano anterior. Se no segmento dos jornais as receitas aumentaram, no das revistas houve uma diminuição de 9%.

Durante o exercício de 2017 o grupo pretende alargar da presença do CMTV a outras plataformas de cabo.

“A Cofina vai aprofundar a sua política de reforço da eficiência operativa como forma de fazer frente ao ambiente de mercado extremamente adverso. Assim, serão aprofundadas medidas de corte de custos nas áreas mais expostas ao ciclo e, em simultâneo, serão reforçadas as áreas de crescimento, como sejam a televisão e o online.”