Nova emissão de OTRV na próxima semana

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai emitir uma nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) a cinco anos.

O montante indicativo é de 500 milhões de euros e poderá ser aumentado, por opção do IGCP, até ao último dia do mês. A emissão destes títulos de dívida arranca na próxima semana e a taxa de juro será de 1,9%.

De acordo com uma nota publicada no site do IGCP, as OTRV serão colocadas através de oferta pública de subscrição dirigida ao público em geral a decorrer entre o dia 27 de março e 7 de abril 2017.

Os juros, semestrais, serão pagos a 12 de abril e 12 de outubro de cada ano, calculados a uma taxa variável e igual à Euribor 6 meses acrescidos de 1,9%. Para 12 de abril de 2022 está agendado o reembolso do capital.  

O montante mínimo de subscrição são 1000 euros – uma OTRV – e o máximo um milhão de euros – 1000 OTRV. A subscrição é feita numa instituição de crédito e segundo o IGCP, esta emissão promove "promove a aplicação da poupança de médio e longo prazo dos aforradores em títulos de dívida com características idênticas às Obrigações do Tesouro, embora com remuneração variável".

Nesta quarta emissões deste produto de poupança, os juros são inferiores às anteriores. Na emissão de novembro do ano passado as OTRV pagavam uma taxa de juro de 2%, abaixo dos 2,05% oferecidos em agosto.

Estes títulos de dívida para aforradores particulares atraíram na última emissão, em novembro, mais de 90 mil investidores. Em agosto tinham sido mais de 65 mil os subscritores e em maio quase 39 mil.