Volkswagen: Problema das emissões poluentes continua a existir, garante DECO

Em Portugal, a associação avançou com um processo judicial.

A Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) garante que o problema em alguns carros da marca Volkswagen no que se refere às emissões poluentes ainda continuam a existir.

A conclusão surge depois de a associação ter testado mais dois carros submetidos à intervenção obrigatória decorrente da fraude cometida pela Volkswagen e garante: “as emissões aumentam. Não há qualquer correção ou diminuição”.

Os modelos submetidos à análise laboratorial foram um Volkswagen Polo TDI 1.2 e um Volkswagen Golf TDI 1.6. Há cerca de meio ano, o teste tinha sido feito, em conjunto com as congéneres Altroconsumo (Itália), OCU (Espanha) e Test’Achats (Bélgica), no Audi Q5 TDI 2.0.

Agora a metodologia foi a mesma: “medimos os níveis de emissões imediatamente antes e depois da intervenção oficial. Os resultados que obtivemos – aumento generalizado das emissões de óxido de azoto (Nox) – voltam a pôr em causa a eficácia do procedimento”, diz a DECO, acrescentando que “nos três carros foi possível verificar um aumento das emissões após a intervenção técnica, que se saldou em +13,3 % (Audi Q5), +6,3% (VW Polo) e +23,2% (VW Golf)”.

A associação continua aguardar que a Volkswagen ou as autoridades dos vários estados europeus comprovem a eficácia da intervenção técnica, entretanto, homologada pela autoridade alemã KBA, e justifiquem a sua obrigatoriedade, dada à sua aparente ineficácia.

Perante estas conclusões, a entidade exige que os "consumidores europeus enganados pela Volkswagen sejam "compensados financeiramente, a exemplo do que a marca fez com os consumidores americanos".

Recorde-se que, em Portugal, a DECO avançou com um processo judicial com este objetivo –  e que seja reavaliada "com urgência a intervenção técnica que está a ser feita e se assegure a sua eficácia na redução de emissões".