Subscrição de títulos do Benfica quase a terminar

DECO analisou as obrigações do clube chegou à conclusão que “tem muito risco e pouca remuneração”.

O período de subscrição das obrigações da SAD do Benfica termina esta quinta-feira. Os investidores que pretendam subscrever estes títulos têm até amanhã à tarde para dar ordens, numa operação onde o clube da Luz pretende levantar até 60 milhões de euros.

A SAD do Benfica tem a decorrer até esta quinta-feira, 20 de Abril, uma emissão de obrigações com maturidade em 2020 e uma taxa de juro anual bruta de 4%, a mais baixa de sempre. Apesar do juro oferecido ser inferior ao das emissões anteriores, a procura deverá ser elevada, dado que o clube decidiu aumentar em 20% o valor da operação, de 50 para 60 milhões de euros.

Os resultados da operação são conhecidos na próxima sexta-feira.

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) analisou a oferta e chegou à conclusão que "tem muito risco e pouca remuneração".

"A diferença entre o risco das obrigações da SAD de um clube de futebol e o risco de um depósito a prazo de um banco supervisionado e ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos é enorme, a todos os níveis: crédito do emitente, liquidez, etc. Não são nem devem ser vistos como alternativas", alerta a Proteste.

E diz ainda que "emissão de obrigações não tem rating, mas é previsível que caso existisse ficasse profundamente em território de “lixo”. As contas mais recentes revelam, apesar de tudo, uma tendência positiva. Os resultados operacionais antes de resultados com atletas, mantêm-se em terreno positivo e têm vindo a crescer (+52% no último exercício). É um dado relevante, pois deixa o clube menos dependente de vendas de jogadores para fazer face às despesas correntes", conclui.