Data da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta deve ser conhecida amanhã

Consistório convocado pelo Papa Francisco realiza-se pelas 10h no Vaticano, 9h em Portugal

A data e local da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta deverá ser conhecida amanhã. Fonte da postulação dos pastorinhos, a instituição da igreja católica que teve como missão promover o processo de canonização dos beatos, indicou ao i que se aguarda com expetativa este último passo da elevação dos jovens de Fátima a santos.

O encontro de cardeais no Palácio Apostólico do Vaticano decidirá ainda sobre outros 34 processos de canonização.

A hipótese da canonização dos pastorinhos acontecer nas celebrações do 13 de maio, em Fátima, ainda não foi afastada, embora possa ter também lugar noutra ocasião e até em Roma.

Em março, a Santa Sé já tinha anunciado a aprovação do milagre necessário para a canonização dos irmãos, que passarão a ser os dois santos não mártires mais jovens da Igreja Católica. Em causa está a cura milagrosa de uma criança.

Segundo informação disponinilizada pelo santuário de Fátima, "o consistório de amanhã é o derradeiro passo até à cerimónia de canonização de Francisco e Jacinta Marto, num processo iniciado pelo então bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva,  a 30 de abril de 1952, um ano depois da trasladação dos restos mortais de Jacinta para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima."

No ano 2000, a cerimónia de beatificação dos dois irmãos inicialmente pensada para Roma teve lugar em Fátima.

“A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade”, diz ainda o site oficial das comemorações das aparições de Fátima e da visita de Francisco ao país.

Os serviços do Santuário receberam 1.806 pedidos de acreditação ​para a Visita do Papa, dos quais cerca de metade de sacerdotes que pretendem concelebrar na Missa das 10h00 do dia 13 de maio.

De acordo com os dados oficiais, deram entrada 795 pedidos de acreditação para concelebrantes, dos quais 640 são portugueses e 155 estrangeiros.

As acreditações para profissionais de comunicação social totalizaram 750, sendo que 642 são de Portugal e 108 do estrangeiro.