Estudo revela que pílula afeta bem-estar

As mulheres saudáveis que tomam a pílula registam menores níveis de bem-estar mas não têm mais sintomas de depressão. A conclusão é de uma investigação que estudou 340 jovens e adultas com idades entre os 18 e os 35 anos, levada a cabo por investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Escola de Economia…

Depressão afastada O estudo conclui que as mulheres que tomam pílula têm mais oscilações no humor, autocontrolo e níveis de energia. Mas,

ao contrário do que tinha alegado em 2016 uma investigação  dinamarquesa, foram despistados efeitos colaterais relativos a sintomas de depressão.

O estudo dinamarquês tinha seguido um milhão
de mulheres e os investigadores concluíram que a contraceção oral aumentava em 23% o risco de vir a tomar antidepressivos.

Amostra No estudo dinamarquês só foram analisadas mulheres que tomavam a pílula. Desta feita, houve dois grupos que permitiram fazer uma comparação: um primeiro a quem foi prescrita uma pílula contracetiva comum, contendo etinilestradiol e levonorgestrel, e um segundo em que as mulheres tomaram um placebo. Nenhum dos grupos sabia que comprimido estava a tomar. No final, as mulheres que tomaram na pílula não revelaram mais sintomas depressivos. 

O ginecologista António Lanhoso, médico no Centro Hospitalar Douro e Vouga, alertou nas últimas semanas que “todas as mulheres são diferentes entre si”, logo contracetivos ou os produtos de higiene menstrual devem ainda assim ser escolhidos consoante as características individuais.