Waka. O ponto de encontro entre o Peru e o Japão

O Waka Ceviceria é o primeiro restaurante de comida nikkei em Portugal — o tipo de gastronomia que junta a gastronomia do Peru e do Japão

Quando há um ano, Jorge e Viviane Leote abriram o Waka Cevicheria tinham em mente a ideia de explorar ainda mais a relação que a sua cozinha tinha com o mar. Isto porque o casal tinha já a experiência do sushi nos dois “Confraria” que mantêm abertos, um em Cascais e outro em Lisboa.

Foi com esta ideia em mente que o Waka abriu portas em Cascais, tornando-se assim o primeiro restaurante de cozinha nikkei em Portugal – um conceito de fusão que une a gastronomia peruana à japonesa. E para percebermos o conceito, nada melhor que recorrer à história. Em finais do século XIX, quando os migrantes japoneses chegaram ao Peru para trabalhar nas plantações de açúcar, começaram a introduzir produtos peruanos na alimentação. Ao peixe fresco, comum às duas culturas, foi adicionado lima, milho, pimentas peruanas ajis, mandioca, variedades de batata, molho de soja e sésamo. Ceviches, tártaros, tiraditos, causitas e sushi passaram, assim, a integrar a gastronomia peruana dando origem ao conceito nikkei.

A carta foi renovada para celebrar o primeiro aniversário e as novidades vão desde as entradas à sobremesa. Para começar, um Cevichipo Chips (Peixe branco marinado em pimenta amarela sobre chips de batata doce) ou um temaki de salmão, que pode ser spicy ou não. Já nos pratos quentes as novidades são o Udon de Camarão e o Risotto de Quinoa de Camarão ou de Salmão. Mas vá por nós e não deixe de experimentar o Eby Spicy (tempura de camarão com molho picante sobre salada verde) e o Polvo Olio (tratar de polvo me molho de azeitonas com chips crocantes).

Na sobremesa, há duas opções: mousse de chocolate com frutos vermelhos ou – se quisermos manter a refeição no que há de mais típico – um Harumaki de banana, chocolate e lucuma.

O Waka Cevicheria serve almoços e jantares todos os dias da semana, entre as 12h00 e as 15h30 e as 19h00 e as 24h00.