Saiba quais são os cinco sinais físicos que dizem que anda demasiado stressado

O stress é um conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por diversos estímulos, como o frio, doenças infecciosas, emoções, etc.

Todos os agentes levam a um aumento da produção e consequente libertação de cortisol – hormona que atua perante uma situação de stress – e que acaba por ter um impacto altamente nocivo para a saúde, quando se apresenta em níveis exagerados.

Por isto mesmo, há cinco sinais físicos que dizem que a pessoa anda demasiado stressada.

Insónia

De acordo com o site Hello Giggles, a insónia é uma das consequências mais comuns do stress e que se pode agravar com o passar do tempo. Estar stressado tira o sono, o que faz com que a pessoa não descanse e ande mais nervosa.

Estar doente ou sentir-se doente constantemente

O aumento de cortisol promove o desenvolvimento de marcadores inflamatórios. Portanto, o risco de uma pessoa ficar doente quando se sente stressada é maior.

Fadiga

A fadiga e a falta de energia são outros sinais dados pelo organismo quando a presença do stress é constante. A pessoa sente-se mais cansada e com menos energia do que o normal.

Dor ou tensão muscular

Este é o resultado da ação dos músculos, face à postura e ao aumento de níveis de adrenalina. A pessoa anda stressada e o corpo ressente-se emitindo dor. 

Dor de cabeça

A dor de cabeça é um dos sinais mais comuns causado pelo stress. Esta é uma consequência que afeta muita gente e que pode intensificar, de certa forma, a incapacidade de dormir e de descansar.

O stress pode ser controlado de acordo com o nível de vida que cada um leva, mas por vezes leva as pessoas a uma exaustão tão grande que todas as forças físicas e mentais ficam comprometidas.