Golfe. Filipe Lima em 4º na primeira volta

Ricardo Santos também está dentro do cut provisório de grande recuperação matinal. Ricardo Melo Gouveia e João Carlota a 1 pancada do cut. Matt Wallace lidera com recorde de campo

Filipe Lima meteu-se hoje (sexta-feira) na luta pelo título do 55º Open de Portugal@Morgado Golf Resort, o torneio do European Tour, de meio milhão de euros em prémios, a decorrer até Domingo em Portimão.

O português de 35 anos só concluiu hoje de manhã a primeira volta e teve menos de uma hora para se preparar para a segunda, estando agora em campo.

Lima cumpriu a primeira volta em 67 pancadas, 6 abaixo do Par, chegou a andar em 3º e concluiu-a na 4ª posição, empatado com outros cinco jogadores.

O líder continua a ser o inglês Matt Wallace, que ontem conseguiu acabar a primeira volta antes da chuvada que levou à interrupção da jornada.

O inglês de 27 anos bateu o recorde do Morgado Golf Course, ao fazer 63 pancadas, 10 abaixo do Par, superando as -9 do português António Sobrinho num torneio do PGA EuroPro Tour.

Em breves declarações prestadas à Lusa, à RTP e ao Golftattoo, Filipe Lima disse: «Não me posso queixar, 6 abaixo é sempre bom. Ontem estava difícil o dia, mas arranquei muito bem. Hoje de manhã o jogo estava muito bom, os putts não entraram mas fiquei paciente e no final entrei três birdies. Claro que sempre se pode querer melhor, mas estou contente e vou continuar a lutar esta tarde para estar aqui no fim de semana».

Filipe Lima, o 240º classificado na Corrida para o Dubai (ranking do European Tour, a primeira divisão europeia), tinha feito 3 birdies ontem e hoje converteu mais 3 nos seus quatro últimos buracos.

Também Ricardo Santos, no grupo dos 53º classificados, com 71 (-2), está no cut provisório.

O vencedor do Open da Madeira de 2012, 21º classificado na Corrida para Omã (ranking do Challenge Tour, a segunda divisão europeia), tinha visto a sua volta interrompida ontem quando ia com 2 pancadas acima do Par, mas hoje fechou os primeiros 18 buracos com 2 abaixo do Par. Uma bela recuperação de 4 pancadas, numa volta em que somou 5 birdies, mas também sofreu 1 duplo-bogey e 1 bogey.

Ricardo Melo Gouveia e João Carlota, que ontem conseguiram terminar a primeira volta, estão a apenas 1 pancada do cut provisório, empatados na 71ª posição, com 72 (-1).

As classificações e resultados dos jogadores portugueses, após uma primeira volta que só terminou cerca das 14 horas, foram as/os seguintes:

4º (empatado) Filipe Lima 67 (-6)

53º (empatado) Ricardo Santos 71 (-2)

71º (empatado) Ricardo Melo Gouveia 72 (-1)

73º (empatado) João Carlota 71 (-1)

88º (empatado) Tiago Cruz 73 (Par)

131º (empatado) Pedro Figueiredo 75 (+2)

131º (empatado) Tomás Silva 75 (+2)

141º (empatado) João Ramos 76 (+3)

141º (empatado) Hugo Santos 76 (+3)

152º (empatado) Tomás Melo Gouveia 78 (+5)

154º Tiago Rodrigues 79 (+6)

O torneio prossegue esta tarde, mas é previsível que só Tomás Silva, Tomás Melo Gouveia, Filipe Lima, Ricardo Santos e Tiago Cruz terminem hoje a segunda volta. Os outros portugueses deverão precisar de regressar mais cedo amanhã (Sábado) para fechar os 36 buracos.

Será então decidido o cut, e logo depois iniciar-se-á a terceira volta, com saídas de dois buracos em simultâneo, para tentar que toda a toda a penúltima ronda seja efetuada, deixando apenas para Domingo a última volta.

O Open de Portugal @ Morgado Golf Resort é organizado pelo Grupo Nau Hotels & Resorts, pela FPG e pela PGA de Portugal.

O torneio conta para o ranking mundial, a Corrida para o Dubai do European Tour e a Corrida para Omã do Challenge Tour, distribuindo meio milhão de euros em prémios monetários.