EDP Live Bands. Do outro lado do oceano até ao palco do NOS Alive

Gelpi, banda do Rio Grande do Sul, foi a vencedora do EDP Live Bands Brasil. Os músicos portugueses continuam na luta e só ficarão a conhecer o seu destino daqui a uma semana, na LX Factory. Para além da atuação no festival que irá decorrer no Passeio Marítimo de Algés, há muito mais…  

Do Rio Grande do Sul, Brasil, para o NOS Alive, em Portugal. O sonho vai tornar–se real para a Gelpi, uma banda formada por três irmãos, Bolívar, Pedro e Laura Gelpi, que conta atualmente com nove elementos em palco. Foi a originalidade dos Gelpi, entre os estilos folk e blues rock, que os levou, no passado fim de semana, à desejada vitória na final do EDP Live Bands Brasil’17 – uma final que levou ao palco oito bandas, que foram escolhidas entre 1600 inscritas.

A vitória garante a presença num dos maiores festivais de música da Europa, que irá decorrer entre 6 e 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e que o grupo, que tem como principais referências a banda inglesa de rock Mumford and Sons e os estilos indie folk e folk rock associados a Edward Sharp and The Magnetic Zeroes, tem a oportunidade de gravar um álbum com a Sony Music. 

Os músicos do Rio Grande do Sul conquistaram não só a atenção do público, que votou nas suas bandas favoritas, como o júri, que avaliou a performance de cada uma das oito finalistas na grande final. 

“A qualidade das bandas que se apresentaram este ano foi impressionante. Foi para descobrir e incentivar os jovens talentos brasileiros que a EDP Brasil trouxe este concurso e estamos extremamente satisfeitos com o nível da final”, afirmou Paulo Campos Costa, diretor de Coordenação Global de Marca, Marketing e Comunicação do Grupo EDP. Originalidade, presença de palco, técnica e execução musical foram alguns dos critérios avaliados pelo júri, composto por Paulo Campos Costa (EDP), Álvaro Covões (Everything is New), Victor Silva (Sony Music) e Paulo Lima (Fnac). 

EDP Live Bands

O evento, que já vai na sua segunda edição em solo brasileiro, contou ainda com a presença da banda Souvenir, do Maranhão, vencedora da primeira edição do EDP Live Bands Brasil.

Mas se do outro lado do oceano está tudo decidido, em terras lusitanas, a banda vencedora ainda está por conhecer. 

O anúncio vai ser feito já no próximo dia 19 de maio, na LX Factory, às 20h30, dia que fica ainda marcado por um concerto ao vivo dos novos vencedores daquele que já é considerado um dos melhores concursos de talentos em Portugal.

Na esperança de se juntarem aos Gelpi, estão ainda na luta os 1016 (Ten Sixteen), uma banda pop rock de Lisboa, formada pelos irmãos Tiago e Telmo Barbosa; Bom Marido, inspirado no rock alternativo e psicadélico, que conta com o vocalista Miguel Raposo; os Cursed Cliff, formados pelos amigos Miguel Berkemeier e Ricardo Sousa; os Dalla Marta, constituídos em 2014; os LAZYMAN; a recente banda de indie-rock formada em 2016, baptizada de Lucky Who; NO Relation; Plastic People; e Zarco. 

Tal como o grupo dos irmãos e companhia, os vencedores lusos irão atuar no NOS Alive e gravar com a Sony Music um álbum de originais. Mas não é tudo. Os sucessores dos Them Flying Monkeys, quinteto de Sintra que venceu a terceira e última edição do EDP Live Bands Portugal (2016), vão ainda subir ao palco do Mad Cool Festival, em Madrid, que decorre durante o mesmo período que o festival português.