Canelas sobe de divisão entre faltas de comparência e silêncio generalizado

As mais altas instâncias do futebol português recusam comentar a iminente subida de divisão da ‘equipa mais violenta do mundo’.

A novela Canelas ganhou mais um capítulo este fim de semana. O Rio Tinto, adversário da equipa de Gaia no famigerado jogo em que Marco Gonçalves, então atleta do Canelas, agrediu o árbitro José Rodrigues, anunciou que não irá comparecer ao encontro da jornada 8 do campeonato Pro-nacional da AF Porto, onde se joga a subida ao Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol nacional).

Com esta decisão, a equipa do concelho de Gondomar, até agora líder da prova, entrega o primeiro lugar ao Canelas, que assim fica a depender apenas de si próprio para garantir uma inédita subida aos escalões nacionais, numa época em que, dentro do campo, disputou apenas 16 dos 34 encontros possíveis – na primeira fase, houve 12 adversários que se recusaram a jogar contra a equipa gaiense, entre os quais o Rio Tinto, que agora volta a tomar a mesma decisão.

Este é um cenário único, e que já vai acarretando consequências para o futebol português a nível mundial. As imagens da agressão de Marco Gonçalves ao árbitro José Rodrigues correram mundo e um pouco por todo o globo têm-se vindo a suceder os artigos sobre aquela que já é considerada como a ‘equipa mais violenta do mundo’.

O SOL tentou saber qual a posição das mais altas instâncias em relação à possibilidade – cada vez mais real – de uma equipa que é acusada pela maioria dos adversários de ameaças, agressões e coação constante poder, de facto, subir de divisão e chegar aos escalões nacionais, mas as reações foram escassas. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por exemplo, recusou-se a abordar o tema, considerando que este é unicamente do domínio da Associação de Futebol do Porto; a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto não se mostrou disponível, tal como o Conselho Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional; e todos os partidos com assento parlamentar escusaram-se, igualmente, a comentar o assunto, que assim ganha contornos de tema tabu nesta fase. Tentámos, ainda, obter uma reação da UEFA e da FIFA, as mais altas instâncias do futebol europeu e mundial, mas ambas classificaram o assunto como de domínio interno, e por conseguinte a ser resolvido pelos organismos que regem o futebol em Portugal.

Lourenço Pinto não alinha em questões ‘psicológicas’

Pela voz do seu presidente, Lourenço Pinto, a AF Porto manifestou a sua posição, mas unicamente sobre a recusa do Rio Tinto em comparecer ao encontro deste fim de semana. «É uma situação desagradável, que não desejaríamos, e é uma surpresa para nós, tendo em conta que já se encontram disputadas sete jornadas sem incidentes, salvo os que ocorreram no jogo da primeira volta entre estes intervenientes, que é do conhecimento público pelos piores e mais lamentáveis motivos, mas do qual resultaram sanções disciplinares exemplares. Pela segurança não é, porque a AF Porto, para além do policiamento que a lei exige, solicita a expensas suas quer à PSP, quer à GNR um número de agentes que possam satisfazer a classificação do conceito de risco para o jogo e ainda reforça com o Corpo de Intervenção», salientou o jurista. Sobre as queixas dos adversários em relação ao Canelas, Lourenço Pinto reagiu desta forma: «As instituições têm órgãos totalmente autónomos. Quem aplica o direito, conhece os factos e aprecia é o Conselho de Disciplina (CD). E só pode apreciar sob três condições: relatórios dos árbitros, relatórios das forças policiais e relatórios dos delegados. A partir deles, o CD apura, faz a investigação e aplica as sanções devidas. Nenhum CD pode processar alguém pelo ‘diz que disse’ ou por questões psicológicas, precisamos de factos palpáveis».

Clima de intimidação

O SOL recolheu ainda depoimentos de três presidentes de clubes que defrontaram esta temporada o Canelas. Todos alinham pelo mesmo diapasão: a verdade desportiva está seriamente comprometida na Divisão de Elite da AF Porto. «Posso dizer-lhe isto: das seis equipas que estão nesta fase, sobe a pior. A que joga menos futebol, a que corre menos… Não sei explicar isto. Obviamente, quem perde é o futebol. Não tenho nada contra o Canelas, eles têm direito a divertir-se a jogar à bola, mas talvez num campeonato diferente», referiu um dirigente, que preferiu manter o anonimato por questões de segurança, relatando depois várias situações relacionadas com os jogos entre a sua equipa e o Canelas: «Intimidam os adversários, vão ameaçar os jogadores à porta das suas casas, com a família em casa. Se não pusesse em causa os meus jogadores, eu apresentava queixa na Polícia, mas este Portugal não é tão seguro quanto nós pensamos. Ninguém prova nada, fazer uma queixa só dá complicações e riscos para quem denuncia. Ainda nos arriscamos a ir ao Porto, levar uma tareia e aparecer perto do rio… Olhe: é passar por eles muito depressa. Só espero que eles subam e vão chatear outros. Num dos jogos que fizeram connosco, assim que chegaram disseram logo: ‘Ou isto corre bem ou incendiamos os carros todos da direção!’ Isto não existe, este campeonato é uma anedota! É murros e latadas constantes, nenhum jogo é verdadeiro com aquela malta. Por exemplo: o árbitro assinala uma falta, o Macaco (Fernando Madureira) vai lá e põe a bola mais para a frente. O árbitro volta a pô-la para trás, ele põe o pé em cima da bola e acabou, a falta marca-se ali e pronto! Ele joga menos que eu, que tenho 50 e tal anos! Corre menos que eu, tem mais barriga que eu! Eles subiram com jogadores com barriguinha, é incrível!».

A Polícia também tem medo

Outro presidente, que pediu igualmente o anonimato, confessa ter já avançado com uma queixa-crime na Polícia, depois de ter sido ameaçado por dirigentes do Canelas: «Disseram-me que me iam apanhar e que não iam desistir enquanto eu não deixasse de ser presidente do meu clube. Isto, à frente da Polícia! Que não faz nada, porque também está intimidada. Se eles não subirem, vamos tentar alterar o regulamento para nos podermos recusar a jogar contra eles. Quando uma equipa joga meia-dúzia de jogos e se vai tornar campeã, alguma coisa se passa… Na época passada, cerca de 90 por cento dos árbitros fizeram boicote aos jogos deles. O único que não se recusou a apitar foi agredido aos dois minutos. Antes desse jogo, o presidente do Rio Tinto estava reunido com mais alguns presidentes e durante a reunião mostrou mensagens que o seu treinador estava a receber com ameaças. Uma semana antes do jogo! Às vezes é mesmo no túnel, dizem isto aos árbitros: ‘Olha que tens família. A tua mulher não trabalha no sítio tal e tal, os teus filhos não andam na escola tal e tal?’. E com os adversários é igual: se calham a sofrer uma entrada mais dura, partem logo para a ameaça: ‘Da próxima vez parto-te uma perna’. E o jogador, na jogada seguinte, já não põe o pé, obviamente. Com o Canelas, os jogadores não dão tudo por tudo, correm menos, quando vão aos lances não vão com tudo porque vão com medo de ser agredidos. Não jogam a 100 por cento, jogam a 30 ou 20».

Canelas pode chegar às Ligas Profissionais

No entender deste dirigente, não é descabido acreditar que o Canelas pode conseguir chegar um dia às Ligas profissionais. «É um cenário plausível. Basta o primeiro árbitro se intimidar e os outros vão por arrasto. E quando não acontecer, vai haver outra agressão. Se o Madureira não estivesse nessa equipa, os árbitros davam vermelhos. Como está lá, não dão. Naquele incidente com o Rio Tinto, o Macaco é que agarrou o árbitro e disse ao outro jogador para o atingir. O Canelas deve ser a equipa com mais fair-play do campeonato, porque os árbitros não lhes mostram cartões. As ameaças não são visíveis nas câmaras», salienta, desmentindo Lourenço Pinto em relação à ausência da descrição dos incidentes nos relatórios dos árbitros: «É mentira! Há árbitros e delegados que escreveram e os próprios vice-presidentes da AF Porto, em reunião com os clubes, declararam que há ameaças. Curiosamente, a partir desse momento, nunca mais puderam ter a palavra nas reuniões… Eles próprios dizem que também têm medo. Só o Lourenço Pinto é que não tem, porque é advogado do Fernando Madureira!».

Dos presidentes ouvidos pelo SOL, só Joaquim Barbosa, presidente do Rebordosa, aceitou divulgar a sua identidade. Admitindo que, por vezes, há «situações menos boas» nos jogos com o Canelas, garante ainda assim que «eles não são nenhuns bandidos» e promete comparecer a jogo na última jornada, onde as duas equipas poderão ainda estar a lutar pela subida: «Não temos medo nenhum de jogar contra o Canelas. Se subirmos nós, fazemos nós a festa; se subirem eles, fazem eles». De qualquer forma, também vê um «campeonato manchado» e «desvirtuado». «Duas equipas ganharam três pontos sem jogar. Isto não é verdade desportiva. Somos campeões europeus e isto mancha a imagem do futebol português no mundo», sentencia o líder do Rebordosa.