Os desenhos animados influenciam as escolhas das crianças

Um estudo da Universidade do Minho concluiu que desenhos animados com mensagens positivas surtem efeitos positivos nas crianças

Um estudo realizado pela Universidade do Minho concluiu que expor as crianças a desenhos animados com mensagens de comportamentos alimentares saudáveis pode ser muito eficaz e, consequentemente, encorajá-las a fazer escolhas mais saudáveis.

O estudo foi coordenado por Ana Vaz, em 2015, e analisou 142 criança na região de Braga, “alunos do pré-escolar e escolar com idades entre os quatro e oito anos”, segundo afirmou Ana Vaz à Lusa. As crianças visualizaram os desenhos animados na RTP 2 e no canal Panda, com o nome ‘Nutri Ventures’.

As conclusões do estudo foram apresentadas no Congresso Internacional de Obesidade, que está a decorrer no Porto.

O objetivo do estudo era explorar se um desenho animado com mensagens positivas teria um efeito positivo nas escolhas e preferências alimentares das crianças. As crianças foram distribuídas por dois grupos: um em que eram expostas a desenhos animados sem qualquer referência a mensagens alimentares ou sobre nutrição e outro em que assistiam a desenhos animados com mensagens alimentares saudáveis.

O grupo esteve exposto aos desenhos animados durante 20 minutos e depois cada criança tinha a oportunidade de comer durante 10 minutos, podendo escolher livremente entre cenouras bebés, uvas, chocolates e batatas fritas. Os resultados mostraram que as crianças expostas a desenhos animados com mensagens alimentares saudáveis escolhiam mais alimentos saudáveis do que as outras crianças.

Ana Vaz disse à Lusa pondera levar o Ministério da Educação para que seja “implementado a nível nacional nas escolas”.