PS quer criar Museu Nacional da Emigração

Socialistas apresentaram diploma no parlamento e querem “valorizar os portugueses que deixaram o país

O PS apresentou um projeto de resolução, na Assembleia da República, para que seja criado o Museu Nacional da Emigração.

Os socialistas defendem que “Portugal precisa de ter um Museu Nacional da Emigração, que espelhe uma parte essencial da nossa identidade e história coletiva”.

O diploma defende que é necessário “olhar de frente aquilo que representa a nossa emigração e assumi-la na sua integralidade, particularmente os períodos mais difíceis e traumáticos, como ocorreu nos anos 60 e 70 para França, em que cerca de três quartos dos emigrantes deixaram o país clandestinamente”.

“A criação de um Museu Nacional da Emigração, abarcando de forma o mais abrangente possível todos os períodos migratórios, deve ter como objetivo estratégico dignificar e valorizar os portugueses de todas as épocas e gerações que deixaram o país, independentemente das razões por que o fizeram”.

O PS apresentou ainda um projeto de resolução, no parlamento, para que o ensino da história da emigração seja integrado nos currículos escolares. O diploma do PS argumenta que “abordar a história da emigração portuguesa de forma não articulada apenas arrisca ajudar a perpetuar os preconceitos, impedindo assim a necessária reconciliação nacional do país com todos aqueles que um dia tiveram de emigrar”.