II Liga. Fafe desce, Académico de Viseu e Leixões vão ao play-off

Viseenses empataram em casa com o Cova da Piedade, matosinhenses caíram perante o União da Madeira

Estão fechadas as contas da II Liga. Se Portimonense e Aves já tinham garantido a subida há várias semanas (este domingo os algarvios festejaram também o título de campeão, após vencerem o Santa Clara nos Açores, por 2-1), ficaram agora conhecidos também os nomes das equipas que descem de divisão e assim irão competir no Campeonato de Portugal na próxima temporada.

Aos já despromovidos Olhanense (que neste domingo venceu o Penafiel por 3-1), Freamunde (derrotado no sábado pelo Covilhã, por 1-0) e Vizela (venceu por 3-0 no terreno do Varzim), juntou-se o Fafe. Os fafenses ainda sonhavam com a presença no play-off, mas foram derrotados de forma contundente na Vila das Aves: 3-0, mesmo em superioridade numérica a partir dos 32 minutos.

Já o Académico de Viseu e o Leixões terminaram em 17º e 18º lugar, respetivamente, e terão de disputar o play-off com os dois segundos classificados das zonas norte e sul do Campeonato de Portugal, Merelinense e Praiense. Os viseenses até estiveram a vencer o Cova da Piedade, mas permitiram a reviravolta, conseguindo ainda chegar ao empate a 16 minutos dos 90. Não foram além do 2-2 final, resultado que garantiu a permanência à equipa do concelho de Almada. Já o Leixões, também em casa, fez ainda pior: perdeu por 2-0 com o União da Madeira, que terminou a prova no terceiro lugar.

Além do Cova da Piedade, também o Famalicão pôde celebrar nesta última ronda, com uma vitória muito saborosa em Barcelos, perante o Gil Vicente: 0-2.

De resto, salienta-se a derrota do Benfica B em Guimarães, frente à equipa B do Vitória (3-2). As jovens águias terminam, ainda assim, a temporada no quarto posto, com o Vitória de Guimarães a ficar em 11º. Já o Sporting B empatou 1-1 em casa dos bês bracarenses, com golo de Rafael Leão em cima do apito final, e acabou em 14º – o Braga B termina em sétimo. Pior fez a equipa B do FC Porto, que perdeu em Coimbra frente à Académica (2-1) e caiu para o 12º posto.